Jovens de hoje: Idealistas sem ideais! Março/2008

   Esse texto foi um trabalho que fiz para três disciplinas, história, geografia e filosofia. Foi no terceiro ano, 2008. O que me lembra que faz 10 anos que me formei no ensino médio.
   É um texto dissertativo argumentativo. Basicamente era um treino para o ENEM. 
   Enfim, aqui está o texto:
   
Jovens de hoje: Idealistas sem ideais!

   Historicamente os movimentos estudantis no Brasil se opuseram a repressão da liberdade. Buscavam um país com mais igualdade social e melhoria da qualidade de vida do brasileiro. Mais saúde, mais emprego, melhor educação e moradia digna. Por vezes esses ideais foram interpretados de forma errônea e a luta pelos mesmos, reprimida de forma rígida pela ditadura militar.
   Os movimentos estudantis, nas três décadas sequenciais ao ano de 1968, tiveram uma ação ativa e representativa, na passeata dos cem mil, a maior mobilização de contestação ao regime militar; no congresso da UNE, que acabou com grande e violenta repressão policial; "Diretas já!", tinham o objetivo de trazer de volta as eleições diretas, durante a ditadura as eleições para presidente da república e governadores foram indiretas; caras pintadas lutavam pelo impeachment, a cassação do mandato, do presidente da época o Fernando Collor de Mello. As mobilizações das "Diretas já!" e das caras pintadas teve forte envolvimento da mídia, que de certa forma incentivou o movimento.
   Mas o jovem antes idealista passa, hoje em dia, a ser alienado e iludido pelo capitalismo. O consumismo exacerbado leva as "patricinhas" e "play boyzinhos" a ter a aquisição de bens e futilidades eletrônicas não como objetos de prazer, mas como objetivo de vida. Moda é tudo! Raros são os idealistas e antenados com os problemas sociais e políticos da nação. Há jovens que vivem em um mundo cor de rosa, vivem suas vidas pelas telas da TV e do computador, são massa de manobra, doutrinados por uma mídia controladora de mentes vazias.
   Hoje em dia tudo vem pronto: notícias tendenciosas que já trazem opiniões prontas e sites de busca na internet que já trazem o trabalho escolar pronto. Os filmes já vem prontos, não há a necessidade de ler o livro para saber como termina a história, o cinema que me perdoe ( o bom cinema, o americano não ).
   Como um jovem totalmente alienado que algumas vezes nem sabe os direitos que possui pode lutar por isso? Se toda vez que esse jovem sabe de um fato ruim que aconteceu com outra pessoa diz "antes ele do que eu", pensamento capitalista e egoísta típico dos jovens de hoje, como esse mesmo jovem vai lutar por alguém sem ser ele próprio?
   Por tudo isso os jovens de hoje estão em um comodismo e diferentemente dos idealistas de antes, quase não lutam por seus ideais. Apesar de raras às vezes, ainda vemos alguns jovens de hoje lutando por seus direitos, de um jeito egoísta, pois quando lutam só lutam por seus interesses e não mais pelo de todos, não lutam por um bem comum e sim por um bem individual.


<*-*>

Eu vivi muitas coisas que se transformaram e mudaram nos últimos dez anos e incluindo a mim mesma. 
Quando era mais nova costumava ser bem extrema em algumas opiniões. Mas a verdade é que escrevi o texto levando em consideração o que uma das professoras pensava.
Era a professora mais rígida dos três e eu só pensei na nota.

Não acho que é ruim que você busque defender os seus direitos, não acho ruim que cada um lute a sua luta.
É assim que funciona a vida adulta você tem que lidar com os seus problemas, suas lutas e sua vida e os outros cuidam das suas coisas.

Não é que eu não ligue para o que acontece ao meu redor ou não respeite as pessoas que me cercam. É que se eu absorver tudo de todo mundo eu nunca vou ficar bem.

Não tem nada de errado com a moda ou o consumismo.
Se você tem o seu dinheiro é seu direito gastar como quiser.

Acho que o erro é considerar que só é belo o que está dentro dos padrões de beleza.
Primeiro que esses padrões mudam o tempo todo.
Segundo que se fosse mesmo um padrão as pessoas não teriam que se esforçar tanto para entrar nele.
E terceiro que perfeição é singular, como já falei antes,
o que é perfeito para mim não é para você e o que é perfeito para você não é para mim.

Em relação ao dinheiro eu só não acho legal que você dê o valor para as pessoas baseado no que elas tem ou aparentam ter.
Isso não define quem você é, não define seus limites e muito menos suas capacidades.
Sem falar que dinheiro sempre vem e vai.
Custa a vir mas vai com uma facilidade...

Sobre o cinema americano, eu amo!
Já falei que cinema para mim é entretenimento?
Romance água com açúcar é a melhor coisa que tem.
Um draminha aqui e ali.

E sim, nos alienamos, procuramos qualquer coisa que possa nos tirar da realidade mesmo que seja durante os quinze minutos de vídeo do youtube ou uma hora e meia de um filme.

E qual é o problema em ver um vídeo bobo só para rir, assistir um filme que não tem nenhuma informação só para se distrair, ouvir uma música só para dançar?
Essas pequenas coisas aliviam a pressão.
Isso deixa nossos dias mais leves e nos ajudam a sobreviver.

Seja como for, hoje eu entendo que minhas opiniões cabem a mim e se ninguém concorda comigo, bom, paciência.
C'est la vie!

Enfim, por hoje é isso!
Até o próximo post!
Fui!

Comentários