Os Meus Verões... Parte 1


《 ❈ 》

━━━━━━━》❈《 ━━━━━━
━━━━━━━》❈《 ━━━━━━

O verão é uma das coisas que mais mudou na minha vida, acho que não o verão em si, talvez seja eu que mudei em relação a ele.
Quando eu era criança, morava em uma casa em um bairro distante do centro. Um daqueles lugares no Rio de Janeiro, Rio estado, não a cidade. Enfim, era um daqueles bairros onde os pais não deixavam os filhos sair de casa para brincar na rua.

Nessa época nós comprávamos caixas de picolé e sorvete e ligávamos a segunda geladeira.
A casa onde cresci era do meu avô e ele é um acumulador, só que ao contrário do pai dele que levava um monte de tralha para casa, meu avô guarda coisas que ele consegue consertar.
Geladeiras, fogões, TVs e os preferidos dele, chuveiros.

Esses dias voltei naquela casa para levar uma televisão de tubo com meu irmão e meu avô.
Para quem não sabe ou não se lembra é dessa televisão que estou falando.


Foi horrível carregar aquela televisão, é pesada demais.
Aí, meu avô disse:
- Quem fabrica uma coisas dessas? Que coisa pesada...
- Vô, é por isso que eles pararam de fabricar faz uns cinco anos.
Ele riu para o meu irmão.

Nessa casa tinha uma varandona e um quintal.
Anos depois voltando lá descobri que não era tão grande assim, eu que era pequena.
No quintal, onde tinha a estrutura para sustentar o pé de maracujá, que estava crescendo e  um dia cobriria aquele lado do quintal, nós montávamos a piscina de plástico.

Na varanda, que era coberta com uma laje, cercada de uma mureta, com pilastras que seguravam a laje e o telhado acima dela, as muretas eram cobertas de uma pedra fria e o chão também.
Tudo isso e o corredor do lado por onde o vento e meu irmão estavam sempre apostando quem era mais rápido, fazia daquela varanda um lugar perfeito para passar as tardes, quando a água da piscina estava fervendo e minha amiga vinha para brincar.

Assim foram os verões da minha infância, com visitas de bicicleta à casa da minha tia, churrascos no domingo, manhãs na piscina com picolé e sorvete, longas tardes jogados na varanda rabiscando o que sobrou do material escolar e acampamento na sala durante a noite.

━━━━━━━》❈《 ━━━━━━

《 ❈ 》

Comentários